Como atrair mais clientes | Marketing para Profissionais Autônomos (Terapeuta, Advogado, Corretor)

Todo profissional autônomo já se deparou com aquele momento assustador de ter que começar a captar novos clientes. Seja no início de carreira, quando você ainda não é conhecido no Mercado, ou quando já está atuando há algum tempo, mas as indicações não estão sendo o suficiente para manter a sua renda compatível com as suas despesas.

Você sabe que não dá para ficar apenas dependendo de indicações para tornar o seu negócio estável. Afinal, seja você um Arquiteto, Advogado, Terapeuta Holístico, Dentista, ou qualquer outro profissional que atenda por conta, você sempre vai precisar de um sistema de captação de clientes (um funil de vendas), onde, ao final do mês, você terá a possibilidade de mensurar quantos novos clientes você conseguiu captar ao longo dos últimos 30 dias, e partir disso, poderá otimizar a sua estratégia de captação para aumentar o seu fluxo.

Naturalmente, antes de empregar qualquer técnica a fim de captar novos clientes para o seu negócio, é necessário conhecer um pouquinho dos princípios do Marketing que irão fundamentar as estratégias de captação futuras, potencializando os seus resultados e garantindo um fluxo de clientes contínuo.

Neste artigo, vamos abordar alguns princípios do Marketing e correlacionando-os com o Marketing Pessoal, para que você entenda, de uma vez por todas, como utilizar da internet corretamente para captar novos clientes. Você verá que esses princípios sustentam toda a prática de um bom Marketing e você receberá orientações práticas de como aplicar esses princípios ao longo do artigo. Chamaremos este artigo de “PARTE 01”, e a medida em que novas partes forem adicionadas com estratégias mais avançadas, vamos adicionando-os ao índice desse artigo:

  • PARTE 01: Marketing & Marketing Pessoal
  • PARTE 02: Posicionamento Digital Avançado
  • PARTE 03: Estratégias de Ofensivas (Captação Ativa)
  • PARTE 04: Retenção e Trabalho de Rede
  • PARTE 05: Técnicas Inovadoras

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Continue lendo para entender como utilizar dos princípios do Marketing para captação de clientes com qualquer estratégia.

O QUE É MARKETING?

Sendo direto: O Marketing é sobre satisfazer desejos e necessidades.

Nas palavras de Kotler (1998) temos:

“Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros.”

Claro que este conceito está mais voltado para uma definição primordial do que é o “Mercado”. Mesmo sendo uma das primeiras definições a sedimentar os princípios basilares do Marketing, encontramos nela uma palavra que será recorrente em todas os estudos posteriores do Marketing Científico. A palavra “necessistam”, por si só, denuncia o funcionamento inerente do Marketing com as necessidades e desejos das pessoas.

Evitaremos nos tornar demasiadamente técnicos ao escrever esse artigo. Queremos deixar simples para que todos possam entender. Utilizaremos as citações dos autores clássicos apenas para que aqueles não conhecem nada de Marketing possam entender os fundamentos primordiais que definem o sucesso ou fracasso de uma estratégia.

Em primeira instância, é  importante compreender que as necessidades de grupos e indivíduos compõem parte inerente do funcionamento do Marketing. Ter esta compreensão nos permite colocar este princípio em toda a estratégia que formos realizar, seja em Publicações nas Redes Sociais, na Divulgação de um Vídeo para o Youtube, na criação de Anúncios para o Facebook e Instagram, em Campanhas de Compartilhamento no TikTok, ou qualquer outra estratégia de captação de clientes, para qualquer nicho, em qualquer época, de qualquer forma.

Confirmamos isso a partir de Las Casas, onde:

“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade.” (LAS CASAS 2001, p. 26).

Dessa forma, podemos nos aproximar aos poucos do conceito de “Público-Alvo”. Se levarmos em consideração que este público é um grupo de pessoas que compartilham de características em comum (Kotler), nos preocuparemos em sanar os desejos e as necessidades específicas desse grupo, levando em consideração as nossas especialidades enquanto profissionais.

Desta forma, qualquer ação realizada tende a ter, pelo menos, 50% a mais de chance de dar certo do que se, ao contrário, não levasse em consideração o público-alvo.

O QUE É O MARKETING PESSOAL?

Agora que já sabemos quais são os princípios fundamentais do Marketing, e compreendemos que eles devem estar presentes em toda a ação que tenha o objeto captar mais e atrair os clientes ideais para o seu negócio, vamos aprofundar em uma questão de suma importância para Profissionais Autônomos, seja você um Terapêuta Holísitico, um Advogado, um Fotógrafo, um Arquiteto, Corretor de Imóveis, ou qualquer outro nicho o qual você atue sozinho ou dependa muito da sua reputação para cativar clientes e aproximar oportunidades.

Afinal, o Marketing Pessoal nada mais é do que a área do Marketing que se dedica a aplicar os conceitos do Marketing a nível pessoal. Em outras palavras, não há nenhum conceito que não tenhamos visto previamente que não deva ser aplicado ou desconsiderado a âmbito pessoal.

Ao associarmos o princípio de Público-Alvo ao Marketing Pessoal, além de simplesmente falar sobre os papéis que desepenhamos e as competências que nos auto-atribuimos, vamos atingir um nível de especificidade superior em nossas estratégias, fazendo com que nossas áreas de atuação sejam de fato reconhecidas pelo nosso público-alvo como úteis.  Mais do que ser um bom profissional de currículo, é necessário fazer com que isso seja visível e conectável com as necessidades reais dos seus futuros clientes.

Eliane Doin (2006) afirma que:

“O Marketing Pessoal tornou-se uma ferramenta estratégica essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoal no mundo atual. Na dose certa e de forma planejada, é possível criar e desenvolver uma imagem coerente e consistente, envolta em associações psicológicas positivas que deem visibilidade necessária para que uma pessoa se transforme em uma referência no seu ambiente vivencial e possa fazer parte dos projetos de vida das outras pessoas.” (DOIN, Eliane, 2006)

Na dúdiva, antes de fazer qualquer publicação, pergunte-se:

O que vou fazer agora comunica de forma clara como eu resolvo os problemas dos meus clientes?

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Uma vez que você sabe exatamente quais são os desejos e as necessidades do seu público-alvo, o seu próximo passo será pensar em como obter os melhores resultados  ao utilizar do seu Marketing Pessoal para vender seus serviços ou produtos para os clientes que estão pertinho da sua porta.

Para isso, será necessário a criação de um “Plano de Marketing Estratégico”.

POR QUE É NECESSÁRIO PENSAR EM DESENVOLVER UM PLANO DE MARKETING?

Nada se faz sem o Marketing, em menor ou maior nível.

Da mesma forma que um general precisa apurar a sua estratégia de guerra antes de ir para o campo de batalha, o Marketing se relaciona da mesma forma com o seu negócio. Uma estratégia de Marketing pode ser decisiva para o futuro do seu negócio, da mesma forma como uma estratégia de guerra pode ser decisiva para a sobrevivência do batalhão.

Ao perguntar a Cláudia Mônica Ritossa sobre o porquê O Plano de Marketing Estratégico é importante, encontramos:

“Em primeiro lugar: porque o reconhecimento por um trabalho bem executado está cada vez mais difícil de ser obtido no meio profissional; ademais, novas oportunidades de trabalho são geradas com um plano de marketing pessoal bem elaborado; lembre-se que você está competindo com profissionais que já estão colocando em prática o plano de marketing deles; portanto a visibilidade pessoal é um fator fundamental para o desenvolvimento da sua carreira. […]” (RITOSSA, 2009).

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Até a próxima!

 

FONTES CIENTÍFICAS:

Como o marketing pessoal pode gerar vantagem competitiva

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