Pesquisadores da Accenture dizem que o maior desafio da Inteligência Artificial será lidar com o receio que as pessoas tem do uso de seus dados.
As empresas estão utilizando da Inteligência Artificial pouco a pouco, de forma crescente, para automatizar processos de atendimento, estudar o comportamento do seu público-alvo ou, até mesmo, para criação de conteúdo. Naturalmente, se você é um empresário, já deve ter esbarrado em alguma alternativa atraente que lhe fez pensar: “nossa, eu poderia usar isso no meu negócio!”.
A verdade é que, sim, você pode. Atualmente estamos cercados de inteligência artificial, e as empresas a nossa volta estão utilizando-as em peso para atingir resultados que antes dependiam demasiadamente da mão-de obra humana. Um desses exemplos é o próprio Atendimento Automático por WhatsApp Business, que já permite substituir o clássico call center por um simples robô com meia dúzia de respostas e perguntas pré-programadas.
Mas será tão simples assim utilizar da Inteligência Artificial?
De acordo com uma pesquisa da Technology Vision, a falta de compreensão humana é um fator limitante. A inclui 3.450 empresários experientes em 21 setores diferentes e mais de 20.000 consumidores entrevistados de outubro a novembro de 2023 em 20 países.
Você pode conferir a pesquisa na íntegra clicando aqui.
Se por um lado, temos empresários receosos de não conseguirem atender as demandas do público alvo com inteligência artificial, do outro lado temos o público consumidor preocupado com a indevida utilização de seus dados.
Já no lado da própria Inteligência Artificial, temos uma crescente otimização tecnológica que surpreende, dia após dia, capaz de compreender de forma cada vez mais profunda a racionalidade humana, a ponto de muitos desenvolvedores se preocuparem com questões como intimidade e neuroética.
Confira alguns Resultados da Pesquisa
- 95% dos empresários acredita que a Inteligência Artificial obrigará a sua empresa a modernizar a sua arquitetura tecnológica.
- 93% dos empresários concordam que as organizações devem avançar rapidamente em suas tecnologias para não ficar para trás.
- 92% dos empresários concordam que a computação espacial cria uma vantagem competitiva no mercado
- 31% dos Consumidores concordam que ficam frustrados porque a tecnologia das empresas não consegue compreendê-los e entender as suas intenções com precisão, na maioria das vezes.
Segundo a pesquisa, o principal desafio das empresas será lidar com seus consumidores, principalmente no que tange a privacidade e o uso dos seus dados pessoais.
“Até que as regulamentações formais sejam implementadas, cabe às empresas ganhar a confiança das pessoas”, afirma a pesquisa.
O que podemos esperar da Inteligência Artificial?
- A inteligência artificial será o pilar centrar dos modelos de negócios digitais do futuro. As empresas já estão construindo modelos de negócios baseados em dados.
- A produção acelerada dos ecossistemas de agentes artificiais pode multiplicar a produtividade e inovação de maneira surpreendente. Devemos nos concentrar em conseguir controlar isso.
- A computação espacial está a ponto de transformar o curso da tecnologia, transformando o modo de como as pessoas trabalham e vivem.
- O aumento gradativo de espaços digitais com sensações físicas. Como exemplo, podemos identificar a evolução dos jogos que utilizam Realidade Virtual (VR). Muito em breve, teremos esta mesma tecnologia integrada a sistemas educacionais, como salas de aula virtuais, ou ainda sistemas de imersão em ecossistemas virtuais, para maior aprendizado.
Sua empresa já utiliza de Inteligência Artificial?
Sabemos o quão importante é para uma empresa hoje em dia utilizar de um sistema de automação.
Se você é empresário e ainda não utiliza de um sistema de Automação, não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a era da inovação tecnológica na sua empresa.
Clique aqui para aprender tudo sobre Inteligência Artificial com nossa Equipe de Elite.